Vitrola: os anos de ouro estão de volta

Vinil tocando
Toca discos: Reviva a experiência do vinil
21 de outubro de 2016
Vitrola Crosley
Vitrola Crosley é um clássico revisitado
21 de maio de 2017
Agulha de vitrola

A vitrola, embora comumente usada como sinônimo de toca discos, reúne, em um só aparelho, o toca discos, o amplificador e o auto falante.

A vitrola foi o primeiro toca discos de vinil lançado no mercado. Depois surgiu a eletrola e, mais tarde, o toca discos.

A qualidade do som pode ser tecnicamente contestável, comparando com as novas mídias. Mas é exatamente aí que reside todo o seu charme. O som mais denso e às vezes até com aquele “chiadinho” clássico, tem um apelo nostálgico e sentimental.

Atualmente, é uma relíquia, normalmente adquirida por colecionadores ou amantes da música e do vinil.

Vitrola

Vitrola Crosley

No entanto, com o crescimento do mercado do vinil, estes itens não estão mais acessíveis somente para colecionadores ou Dj’s. Há diversas opções de vitrola no mercado. E se você pensa que ouvirá somente os discos antigos dos Beatles – o que não é nada ruim -, você está enganado. Vários artistas estão lançando seus discos atuais em LP’s.

A vitrola Crosley é uma boa opção para quem curte o vinil e pensa em adquirir um aparelho. Ela é uma vitrola portátil em maleta, ideal para os amantes dos tempos de ouro do vinil, com design retrô.

Com todo seu charme, a vitrola Crosley é pequena, com cerca de 36 x 25 cm. Mas se você pensa que ela deixa a modernidade de lado, está muito enganado! A vitrola Crosley tem entrada de USB, saídas para cabo RCA para ligar em caixas de som e para o adaptador.

Além de preencher o ambiente com o seu som inigualável, esta vitrola é uma linda peça de decoração vintage.

Vitrola Crosley

Vitrola portátil

Embora a vitrola Crosley seja um modelo de vitrola portátil, existem outros no mercado. Os modelos portáteis e retrô são muito procurados pelos fãs do vinil. A sua vantagem, obviamente, é que ela é leve e pode ser levada para qualquer lugar.

Estes modelos normalmente unem o design retrô com as funcionalidades modernas, contendo, inclusive, opções para entrada de cabos, USB e até iPods e pendrives.

 

Vitrola moderna

As vitrolas modernas são modelos de vitrolas produzidos atualmente que reproduzem o design das antigas vitrolas, porém, agregando funcionalidades modernas.

Diversas marcas “relançaram” este clássico, muitos em estilo vintage, pois a procura por este item é muito grande, tendo em vista que o mercado de vinis tem registrado crescimento no mundo todo.

Disco de vinil moderno

Vitrola Philips

A vitrola Philips é um modelo clássico, objeto de desejo de colecionadores e amantes da música.

Atualmente, sendo um objeto colecionável, modelos como este são vendidos em lojas especializadas ou através da internet. Há, inclusive, alguns sites de trocas e de leilões de vitrolas como esta.

 

1 Comentário

  1. Marco Fernandes disse:

    Show.
    Vontade de ouvir Save a prayer do Duran Duran em vinil. Este som estava incluso na trilha sonora de Sol de Verão.
    Apos ler a materia, descobri que o novo disco da banda Duran Duran , Paper Gods de 2015, saiu em vinil também.
    Valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *