Relógio de disco de vinil metallica
Saiba quais são as melhores bandas de rock
21 de outubro de 2016
disco de vinil

Atualmente, cercados de tantas tecnologias como smartphones, notebookes, tablets, iPods e outros, as novas gerações talvez nem conheçam o disco de vinil.

O disco de vinil foi criado nos anos 1940, nos Estados Unidos, para reproduzir músicas. Reinou absoluto durante muitos anos, mas saiu de cena para dar lugar às novas mídias, como o CD, o DVD e, atualmente, a música digital e on-line.

Saiu de cena? Não, não é bem assim! O disco de vinil conta, até hoje, com uma legião de fãs. Os apaixonados pelo vinil não o trocam por nenhuma moderna tecnologia. Os colecionadores não abrem mão do bom e velho disco de vinil e seu som nostálgico.

Como comprar disco de vinil

Para quem curte colecionar e escutar uma música em um disco de vinil, há lojas especializadas neste tipo de mídia.

Como comprar disco de vinil? As cidades maiores possuem diversas lojas que vendem discos de vinil. O mais prático e simplificado, contudo, é comprar através da internet. Há milhares de lojas on-line, no Brasil e no exterior, que comercializam vinis para todos os gostos.

Feira de discos de vinil

Loja de vinil

A loja de vinil é um verdadeiro parque de diversão para os fãs desta mídia. Nas lojas físicas, os amantes do vinil podem apreciar de pertinho as pechinchas e, muitas vezes, raridades que são comercializadas.

Já as lojas on-line disponibilizam uma infinidade de álbuns para todos os gostos. Os mais vendidos, geralmente, são os de rock, MPB, jazz e blues. Mas você encontrará de todos os estilos musicais.

Loja de discos de vinil

Discos de vinil raros

Os discos de vinil raros são um nicho à parte neste universo. Os colecionadores são capazes de pagar pequenas fortunas por eles.

Discos de vinil mais antigos e mais difíceis de serem encontrados são considerados os mais raros.

Os colecionadores, inclusive, chegam a comprar mais de um exemplar para ter como moeda de troca. É bastante comum eles trocarem e venderem entre si as raridades.

Discos de vinil raros

Como limpar disco de vinil

Para conservar o disco de vinil, o recomendado é frequentemente passar um pano macio para remover a poeira.

Lavar o vinil só é indicado quando houve alguma sujeira mais pesada, como fungos. Neste caso, utiliza-se água corrente, detergente neutro e algodão. Deve-se ter cuidado para não molhar o selo que fica no centro, danificando-o. Pode-se usar um tapa selo para isto.

As lojas especializadas dispõem de escovas macias especiais para esta finalidade.

Mas, lembre-se: a limpeza a seco é a mais recomendada. Nunca utilize álcool, gasolina, éter ou acetona, pois podem danificar a superfície. Há muita divergência sobre o melhor método de limpeza, pois o vinil, embora seja um material resistente, pode sofrer com alguma limpeza mais pesada. Na verdade, os sulcos gravados no vinil, que são responsáveis pela reprodução da música, se danificados, perderão sua função e o disco não funcionará corretamente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *